O Paraná está participando ativamente do Dia Nacional de Combate à Dengue neste sábado (8), com iniciativas em todo o Estado voltadas para a eliminação de criadouros do mosquito transmissor e conscientização da população. Essa mobilização acontece em meio a uma queda significativa nos casos e óbitos pela doença.
Redução expressiva nos números
De janeiro a outubro de 2025, o Estado registrou 87.598 casos confirmados de dengue, em comparação com 613.371 no mesmo período de 2024 – representando uma redução de 85,7%. As mortes também diminuíram de 729 para 129, uma queda de 82%. Segundo dados do Ministério da Saúde, que considera casos prováveis, a diminuição foi de 83,4% no Paraná e 74,9% no Brasil.
Ações e treinamentos
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, esses resultados positivos são resultado do trabalho conjunto com os municípios, incluindo mutirões, monitoramento e bloqueio de casos. Em 2025, o Estado capacitou 1.095 profissionais de vigilância e implementou a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em 187 municípios.
