Detran-PR inova e altera prova prática de direção, acabando com a baliza

O Departamento de Trânsito do Paraná anunciou recentemente o fim da exigência da baliza no teste prático para a obtenção da primeira habilitação. Essa mudança, que se aplica em todo o estado, será oficializada por meio de portaria e tem como objetivo avaliar as habilidades reais de direção e o comportamento defensivo dos candidatos.

Avaliação mais prática e menos burocrática

A nova prova irá priorizar aspectos como o respeito à sinalização, o controle do veículo e o uso adequado dos equipamentos de segurança. De acordo com o Detran, a grande maioria das reprovações recentes foram ocasionadas pela baliza, considerada pouco representativa da realidade do trânsito.

Outras mudanças na habilitação

O tempo de duração do exame teórico foi aumentado para 60 minutos e foram feitas adaptações para candidatos com dislexia, TDAH ou TEA. Além disso, houve uma redução na carga horária mínima das aulas práticas, que agora podem ser ministradas por instrutores autônomos. A CNH Digital, que agora é gratuita, passa a ser a única opção disponível.

By Diário do Paraná

You May Also Like