A jovem Ana Beatriz Cruz, que está internada em estado crítico desde sábado (13) após ser atingida por um galho de árvore em Curitiba, recebeu um tratamento com polilaminina no Hospital do Trabalhador. A aplicação ocorreu entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada de quarta-feira (17). Este hospital, que é referência em atendimento a traumas e gerido pela Sesa, realizou uma cirurgia em menos de 12 horas e, com o suporte do Governo do Estado, mobilizou uma aeronave oficial para trazer a equipe médica e a proteína necessária ao tratamento, conforme informado pelos pais da jovem.
Expectativas da família e detalhes do tratamento experimental
A polilaminina, indicada pelos médicos do Hospital do Trabalhador, é uma terapia experimental voltada para lesões medulares agudas. Desenvolvida a partir da laminina, essa terapia é aplicada no Brasil por meio do Programa de Acesso Expandido que conta com autorização da Anvisa. Até o momento, 87 pacientes já foram beneficiados com esse tratamento no país, sendo 17 deles no Paraná. Os pais de Ana destacam a clareza nas informações prestadas pelos profissionais de saúde, o acompanhamento constante da equipe e expressam sua gratidão pela rapidez tanto do governo quanto do hospital, fatores que consideram cruciais para manter a esperança na recuperação da filha.
