passivos trabalhistas

Intervalo térmico: uma medida benéfica para empresas e colaboradores

Intervalo térmico: uma medida benéfica para empresas e colaboradores

O tema da saúde ocupacional, especialmente em decorrência das diretrizes ESG, tem se tornado cada vez mais relevante nas indústrias brasileiras, com destaque para setores como frigoríficos, câmaras frias e locais de trabalho expostos a temperaturas extremas. A legislação trabalhista brasileira estabelece a pausa térmica, um intervalo obrigatório para trabalhadores que enfrentam frio intenso. Essa pausa visa proporcionar ao corpo uma recuperação fisiológica, minimizando os efeitos adversos da baixa temperatura. Rigoberto Costa, diretor da ztrax, empresa focada em monitoramento de ambientes internos e externos, ressalta que ainda persiste uma visão errônea sobre as pausas térmicas, sendo muitas vezes consideradas como…
Read More
Comércio de alimentos congelados no período natalino levanta preocupações sobre direitos trabalhistas.

Comércio de alimentos congelados no período natalino levanta preocupações sobre direitos trabalhistas.

Com o aumento da demanda por alimentos congelados no fim do ano, supermercados e atacadistas precisam redobrar a atenção ao cumprimento da Lei da Pausa Térmica. O não cumprimento da norma trabalhista pode gerar passivos significativos, além de comprometer a saúde dos trabalhadores expostos a baixas temperaturas. A pausa térmica é um direito garantido por lei a trabalhadores que atuam em ambientes com temperaturas inferiores a 15 °C, como câmaras frias e áreas de estocagem de congelados. A legislação determina que, a cada 1h40 de trabalho contínuo em ambiente frio, o colaborador tem direito a uma pausa de 20 minutos em…
Read More