Uma pesquisa conduzida pelo Instituto IRG, a pedido da Amep, entre 5 e 20 de novembro de 2025, revelou que 74,7% dos entrevistados utilizam o transporte coletivo metropolitano para deslocamentos ao trabalho. Esses dados ressaltam a importância do sistema para a economia e a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, mais da metade dos usuários faz uso frequente do serviço ao longo da semana.
Satisfação dos usuários e integração regional
Embora Curitiba concentre a maior parte dos destinos, cidades como São José dos Pinhais e Araucária também se destacam, evidenciando um padrão de deslocamento mais descentralizado e a necessidade de uma gestão integrada. Entre os aspectos mais bem avaliados pelos usuários estão a qualidade do atendimento prestado pelos motoristas (com uma satisfação de 79%), a rapidez das viagens (75,3%) e as opções de pagamento disponíveis (72%). Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, mencionou que esses dados são cruciais para direcionar os investimentos necessários para aprimorar a eficiência, segurança e adequação do transporte às necessidades da população.
