óleo vegetal

Os perigos da reutilização excessiva do óleo de fritura: consequências para a saúde e a segurança alimentar

Os perigos da reutilização excessiva do óleo de fritura: consequências para a saúde e a segurança alimentar

Reutilizar o óleo de fritura até ele ficar escuro não é uma prática nova. No entanto, quando o óleo passa por alterações em sua densidade e composição química devido ao aquecimento excessivo, pode se tornar prejudicial à saúde. No passado, o hábito de reaproveitar o óleo surgiu em tempos de escassez alimentar, mas hoje em dia, além da questão econômica, a alta nos preços dos alimentos pode influenciar a decisão de reutilização. Mesmo assim, é importante ficar atento à qualidade do óleo, observando sua cor, cheiro e textura. Vitor Dalcin, diretor de uma empresa de reciclagem de óleo vegetal, destaca…
Read More
América Latina progride na reciclagem de óleo vegetal, enquanto Brasil fica para trás

América Latina progride na reciclagem de óleo vegetal, enquanto Brasil fica para trás

Na cidade de Cuauhtémoc, no México, foram instalados 35 pontos de coleta de óleo usado em mercados públicos, com o objetivo de transformar o resíduo em biocombustível e evitar entupimentos na rede pública. Enquanto isso, em General Pico, na Argentina, a coleta de óleo vegetal usado foi intensificada para prevenir a contaminação dos rios e promover a produção local de biodiesel. Essas ações evidenciam a necessidade de o Brasil avançar no processo de reciclagem de óleo vegetal. De acordo com Vitor Dalcin, Diretor da empresa recicladora Ambiental Santos, as iniciativas públicas na América Latina contribuem para o bem-estar da população:…
Read More