Reutilizar o óleo de fritura até ele ficar escuro não é uma prática nova. No entanto, quando o óleo passa por alterações em sua densidade e composição química devido ao aquecimento excessivo, pode se tornar prejudicial à saúde.
No passado, o hábito de reaproveitar o óleo surgiu em tempos de escassez alimentar, mas hoje em dia, além da questão econômica, a alta nos preços dos alimentos pode influenciar a decisão de reutilização. Mesmo assim, é importante ficar atento à qualidade do óleo, observando sua cor, cheiro e textura.
Vitor Dalcin, diretor de uma empresa de reciclagem de óleo vegetal, destaca que a reutilização frequente do óleo pode ser prejudicial por três motivos principais.
Formação de compostos tóxicos
Ao ser aquecido várias vezes, o óleo sofre reações químicas que resultam na formação de compostos prejudiciais à saúde, como radicais livres, que estão associados a problemas cardiovasculares, inflamações e câncer.
Perda de qualidade da fritura
Com o tempo, o óleo perde suas propriedades, resultando em frituras mais ressecadas, com textura e sabor comprometidos, afetando a qualidade dos alimentos fritos.
Maior absorção de gordura e resíduos químicos
O óleo degradado tende a ser absorvido de forma mais intensa pelos alimentos, tornando as frituras mais gordurosas e facilitando a ingestão de substâncias químicas indesejadas a cada nova fritura.
Descarte correto
O recomendado é armazenar o óleo usado em garrafas plásticas bem fechadas e encaminhá-las para pontos de coleta apropriados para evitar entupimentos na rede de esgoto e contaminação ambiental.
Para estabelecimentos como bares e restaurantes, é possível firmar parcerias com empresas de reciclagem que oferecem serviços de recolhimento gratuito do óleo, garantindo uma destinação adequada e o certificado ambiental necessário.
