Na cidade de Cuauhtémoc, no México, foram instalados 35 pontos de coleta de óleo usado em mercados públicos, com o objetivo de transformar o resíduo em biocombustível e evitar entupimentos na rede pública. Enquanto isso, em General Pico, na Argentina, a coleta de óleo vegetal usado foi intensificada para prevenir a contaminação dos rios e promover a produção local de biodiesel.
Essas ações evidenciam a necessidade de o Brasil avançar no processo de reciclagem de óleo vegetal. De acordo com Vitor Dalcin, Diretor da empresa recicladora Ambiental Santos, as iniciativas públicas na América Latina contribuem para o bem-estar da população:
“Atualmente, no Brasil, a reciclagem de óleo vegetal é majoritariamente conduzida por empresas privadas. Essas empresas estão preparadas para a coleta, mas o desafio está na conscientização da população” afirmou o diretor.
Dalcin citou as campanhas contra a dengue e de conscientização no trânsito como exemplos de como a parceria entre setores público e privado pode gerar benefícios para a sociedade em geral:
“Veja o caso do combate à dengue, a prefeitura lidera, os governos apoiam com campanhas e as empresas privadas fazem a sua parte recolhendo e reciclando muitos materiais que poderiam ser prejudiciais a todos” exemplificou Dalcin.
De acordo com a Abiove (Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais), baseado em dados de 2019, menos de 10% dos litros de óleo descartados no Brasil são reciclados. Apenas 108 milhões dos 1,17 bilhão de litros passíveis de coleta foram destinados adequadamente.
